segunda-feira, 27 de julho de 2009

A HISTORIA DA COCA COLA

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Às 27 de julho de 2009 às 10:02 , Blogger IRIDIUM08 disse...

Historias e lendas.

No início, era apenas mais uma entre as incontáveis beberagens apregoadas nos Estados Unidos das últimas décadas do século passado, um farmacêutico e dono de drogaria em Atlanta, capital do Estado da Georgia, no sul do país, Pemberton (1831-1888) já havia inventado um tônico, a que dera o nome de French Wine Coca, à base de álcool e folhas de coca. O elixir era uma variante do então famoso vinho Mariani, inventado por um químico da Córsega e largamente apreciado na Europa. Como um ingrediente essencial, o vinho de Bordeaux, tornara-se muito caro nos Estados Unidos, Pemberton decidiu eliminá-lo da fórmula. Para que o tônico mantivesse as alegadas propriedades revigorantes, substituiu-o por uma substância que a América descobrira com os escravos trazidos da África e que se habituara a usar como antídoto contra a ressaca: o extrato da noz de cola, o fruto da Cola acuminata. Um grão vermelho, com teor de cafeína de 24%, contendo ainda teobromina, alcalóide diurético e vasodilatador, a noz era mascada pelos nativos africanos para combater a fome e o cansaço.

Seu sócio e guarda-livros, Frank Robinson, foi quem criou o nome de fácil memorização, para o produto: Coca-Cola, e com sua caligrafia floreada, o mesmo desenhou aquela que viria a ser a inconfundível marca da bebida, patenteada em 1893. O passo seguinte foi anunciá-la como um novo medicamento capaz de suprimir a fadiga, facilitar a digestão, revigorar nervos extenuados, curar dores de cabeça, insônia, nevralgia, histeria e melancolia tudo isso por 5 cents o copo.

Diz a lenda que a ascensão da Coca-Cola começou numa dessas farmácias por puro acaso. Certo dia, um cliente acometido de enxaqueca entrou na drogaria Jacob’s, em Atlanta, decidindo tomar uma dose ali mesmo, pediu ao farmacêutico para diluir o remédio. Mr. Jacob teve a idéia de misturar o xarope à água gasosa, em vez de usar água de torneira. O freguês sentiu-se recuperado na hora.

Seja como for, o episódio passou de boca em boca e em pouco tempo a Coca-Cola gasosa tornou-se procurada, sendo vendida em todas as drogarias, pouco a pouco, o caráter medicinal foi deixado de lado e sua publicidade conservou apenas o slogan "deliciosa e refrescante", de 1929, que a acompanharia durante muitos anos.

Se é sabido que a Coca-Cola não contém cocaína, não se sabe até hoje precisamente o que ela contém. Sua fórmula, referida também pelo código "7 X", é um dos segredos comerciais mais bem guardados do mundo. O único documento que descreve toda a receita do sucesso é mantido a sete chaves num cofre na sede da companhia em Atlanta. A Coca-Cola tanto acredita que o segredo é a alma do negócio que em 1977 preferiu renunciar ao imenso mercado representado pelos 800 milhões de habitantes da Índia, a revelar a fórmula da bebida.

Além da fórmula e do logotipo, a terceira principal característica da Coca-Cola é a garrafa. As campanhas publicitárias martelavam sempre: "Exija a Coca-Cola genuína. Recuse as imitações", só em 1916, quando já existiam 153 marcas, Harold Hirsh, propôs a criação de um modelo único de garrafa.Um deles era a Root Glass Company, de Indiana. Seu diretor, Alex Samuelson, apostou na idéia de um design capaz de ser diretamente relacionado pelo consumidor com os ingredientes que davam nome à bebida: a noz de cola e a folha de coca. Não tendo porém a menor idéia do aspecto dessas plantas, Samuelson mandou um assistente fazer uma pesquisa numa biblioteca. Este, que tampouco entendia coisa alguma de Botânica, enganou-se: em vez de trazer uma ilustração da planta da coca, trouxe o desenho de um cacau. Samuelson,achou que a forma do cacau era extremamente adequada para inspirar uma embalagem,e acabou nascendo a garrafa que o mundo aprenderia a identificar num piscar de olhos, bojuda no meio, alongada no gargalo e recortada em gomos.

FONE: SUPERINTERESSANTE

 

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