terça-feira, 28 de julho de 2009

A ILUSAO DOS CHOCOLATES DIET

1 Comentários:

Às 28 de julho de 2009 às 08:18 , Blogger IRIDIUM08 disse...

É bom estar atento ao que realmente compõe uma barrinha de chocolate dietético.

Não é tarefa difícil, hoje em dia, encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de produtos diet, que nasceram para contentar aqueles que têm restrições alimentar e não podem ingerir determinada substância por recomendação médica. Na prática, muitas pessoas que não têm doença alguma acabam lançando mão dos produtos diet para controlar o peso.

É um engano. A palavra "diet" impressa na embalagem de um alimento ou de uma bebida apenas mostra que, ali, existe ausência total de algum ingrediente – que pode ser açúcar, mas também pode ser sal, gordura ou outra substância. Produtos diet, portanto, são destinados a diabéticos quando livres de açúcar, ou para pessoas com problemas cardiovasculares caso haja ausência de gordura, e assim por diante.

Antes de devorar uma barra de chocolate diet pensando em controlar o peso, veja o que a endocrinologista Sarah Magalhães Reno, de São Paulo, tem a dizer sobre o alimento:

O chocolate diet é mais saudável e menos calórico?
MENTIRA. A indústria de alimentos, muitas vezes, para compensar a ausência do açúcar no chocolate diet, adiciona mais gordura à composição para atingir a textura desejável para o produto. O alimento acaba, assim, ficando com um valor energético (quantidade de calorias) igual ou maior do que o chocolate comum. E maiores níveis de gordura e adoçantes, o que também não faz bem nenhum à saúde.

Quem não é diabético não deve comer?
VERDADE. Se não for uma condição médica, não há muito porque escolher um chocolate diet. Isso porque ele contém poliálcoois em sua composição, como as substâncias sorbitol ou manitol, resultando do metabolismo do açúcar. Por serem absorvidos mais lentamente, esses elementos podem desencadear reações adversas, como distúrbios gastrintestinais ou aumento da glicemia. Além disso, mais uma vez, vale é ficar atento ao rótulo do produto e verificar os teores de gordura e as calorias.

Os diabéticos também precisam estar atentos aos chocolates diet?
VERDADE. Deve-se sempre observar a quantidade de carboidratos descrita no rótulo do produto e checar se está de acordo com o plano alimentar definido pelo médico. Além disso, é importante preferir sempre os chocolates com menor teor de gordura.

FONTE: IG

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial