terça-feira, 4 de setembro de 2007

JOGOS, TV E INTERNET AUMENTAM O QI DAS CRIANÇAS

1 Comentários:

Às 4 de setembro de 2007 às 05:02 , Blogger IRIDIUM08 disse...

Pesquisa mostra que jovens modernos alcançam até 25 pontos a mais que seus avós

LONDRES - Os jogos de computador, a televisão e a internet tornaram-se fatores-chave no aumento do QI infantil a níveis jamais atingidos em gerações anteriores, segundo conclusões de alguns pesquisadores. Os jovens modernos estão alcançando um grau de QI aproximadamente 25 pontos mais elevados do que os de seus avós.

Os pesquisadores atribuem a mudança à complexidade da vida moderna, pois os jovens são constantemente forçados a interagir com dispositivos e divertimentos eletrônicos. Esses fatores - além da melhor nutrição - estão estimulando o cérebro dos jovens de uma forma jamais experimentada pelas gerações mais velhas.

Ulric Neisser, professor de psicologia na Universidade de Cornell , em Nova York, que coordenou a pesquisa internacional sobre QI, constatou o mesmo efeito em países ocidentalizados em todo o mundo. A pesquisa demonstrou que o fator comum foi que os jovens modernos estão expostos a um mundo cada vez mais complexo e visual. Os computadores foram um dos fatores mais importantes. Algumas atividades particulares, tais como a prática de jogos e a pesquisa pela internet, comprovaram ser particularmente estimulantes.

Esse aumento não está distribuído de maneira igual. Neisser disse que, embora os índices do QI nas porções de raciocínio abstrato e pensamento do teste tenham melhorado em sete pontos em cada uma das duas últimas décadas, as capacidades verbais e matemáticas ficaram mais ou menos iguais.

Nos últimos anos, a tendência pode ter até se acelerado. A moderna geração de jogos de computador é, em termos gerais, 15 pontos de QI mais avançada em média do que a de seus pais.


Importância - O significado que deve ser dado às avaliações do grau de QI tem sido freqüentemente polêmico. A idéia de que a inteligência poderia ser medida foi sugerida pela primeira vez há cerca de um século, mas não houve testes que dessem resultados significativos. Nas duas últimas décadas, porém, os testes tornaram-se mais sutis e os pesquisadores descobriram que o grau de QI das crianças fornece um indicador confiável para avaliar os resultados de seus exames. Alguns especialistas descobriram que os graus de QI podem predizer qual o nível de renda e de status que as crianças vão conseguir em sua vida adulta.

A pesquisa atual se concentrou no "efeito Flynn", assim chamado por causa do pesquisador neo-zelandês James Flynn, professor emérito de estudos políticos na Universidade Otago, que mostrou que o QI está crescendo 3,5 pontos por década.


FONTE: ESTADAO

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial